Como se deve fazer para participar da prática Meditação Zen?

Na medida do possível, convém não se preparar em excesso. Em certo sentido, o ideal seria não se preparar de forma alguma. No entanto, a existência de um local, horário e trabalho de disponibilização da prática só é possível porque muitas pessoas nos ofereceram generosamente sua atenção, carinho e esforço. Em consideração a essas pessoas, permitam-me lhes oferecer algumas dicas:

  1. Faça o possível para chegar com pelo menos meia hora de antecedência da primeira vez. Ligue antes para confirmar o dia e o horário. Se estiver atrasado ou em cima da hora, resista à tentação de entrar mesmo assim; procure aceitar com serenidade a situação, aprenda bem o caminho, volte na próxima oportunidade.
  2. Procure usar roupas modestas e confortáveis e sapatos que possam ser retirados sem muita dificuldade. Lembre-se de que não se deve usar meias no interior da sala de meditação.
  3. Os horários são rigorosos. Atualmente, às segundas-feiras das 19h30 às 21h00. Mas não deixe de ligar para confirmar, mudanças acontecem.
  4. Da última vez que procurei observar este tipo de coisa, percebi que há cerca de meia hora de explicação do procedimento e esclarecimento de dúvidas (antes do início propriamente dito), meia hora de meditação sentada ("Zazen"), seguida de uns quinze minutos de meditação caminhando (em sentido horário) e mais trinta de meditação sentada, e por fim uma leitura. O ideal seria não precisar se preocupar com essas informações, mas entendo que nem sempre é possível.


     
  
  




Estes links abaixo são bastante repetitivos, e receio que não os organizei muito bem. Peço desculpas por isso. Espero no futuro poder melhor a apresentação e concisão desta informação. Por outro lado, alguns podem gostar de experimentar as diversas variações.

Instruções do Daissen Zendô de Porto Alegre (levemente adaptadas)
Comentário da Mountain and Rivers Order sobre posturas de Zazen e versão em PDF para impressão.
Estes documentos são particularmente interessantes porque mostram as várias posturas possíveis, inclusive em uma cadeira, banco de meditação ou ainda minha favorita, a birmanesa ("Burmese"), que é mais fácil de aprender do que lótus ou meio-lótus e tem muitas das mesmas vantagens. Se necessário, a perna que está à frente pode ser trocada periodicamente.
How to sit in Zazen Zen Center of Los Angeles
How to Zazen (parte do sítio http://www.teishoin.net)
How to do Zazen Sotozen-net
FUKANZAZENGI - Regras Universais do Zazen Monja Coen Sensei
Centro Cultural de Brasília - nossos gentis anfitriões
Daruma
Sobre o Zazen Por Uchiyama Kosho Roshi
Praticando o Zazen Comunidade Budista Soto Zenshu



Esta página não tem qualquer caráter oficial. Posso ser contactado pelo correio eletrônico. Grato pela atenção!